Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplesmente Viajar

Blog pessoal de viagens

Simplesmente Viajar

Blog pessoal de viagens

Viagens e voluntariado podem andar de mãos dadas

05.12.18 | Simplesmente Viajar

Zambia.jpg

No seguimento de uma viagem de incentivo da minha empresa à Zambia, e pelo facto de esta ser parceira da World Wide Fund For Nature (WWF), tive oportunidade de por um dia participar numa ação de voluntariado.

A WWF é uma das mais conhecidas ONG ambientalista do mundo. Destina-se a jovens voluntários, com forte consciência ambiental, e que queiram ajudar a “salvar o planeta”

Nesta ação de voluntariado tivemos então oportunidade de ajudar uma pequena comunidade africana “Mr. Kanga´s village”. Plantámos, regámos e erguemos uma cerca que impedisse os elefantes de destruir o cultivo e alimento desta população. No final o sentimento foi de objetivo cumprido, e o sorriso das crianças fez-nos esquecer rapidamente o cansaço sentido. Foi, sem dúvida, uma ação muito gratificante para todos.

 

A mensagem que gostaria aqui de transmitir é que, muitas vezes, as ações de voluntariado não tem que passar necessariamente por pertencermos a uma associação ou organização para esse efeito.

Todos nós, no dia a dia, podemos ter pequenos gestos que podem fazer muito a diferença para quem mais precisa. Quer no nosso próprio país quer quando viajamos para fora.

Recentemente estive em Cabo Verde, na ilha do Sal, e apercebi-me que em algumas favelas as pessoas sobrevivem de uma forma desumana. São bairros de lata sem quaisquer condições. Não custa nada levar connosco uma mala cheia de roupas de crianças, brinquedos ou algum material escolar e distribuir a estas pessoas que tanto necessitam. Parece muito pouco, mas a distribuição destes bens tem um impacto muito positivo nestas comunidades.

 

Se viajarem para destinos carenciados lembre-se que aquilo que já não vos faz falta pode ser de utilidade extrema para outros.

Podes encontrar aqui na momondo as rotas mais baratas para a Zambia!

2 comentários

Comentar post