Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Simplesmente Viajar

Blog pessoal de viagens

Simplesmente Viajar

Blog pessoal de viagens

Varanasi, um verdadeiro choque cultural

27.11.18 | Simplesmente Viajar

IMG_20181029_221039_046.jpg

É muito comum ouvir a expressão: “quem vai à India ou ama ou odeia”.

Varanasi, cujo seu nome significa Porta do Céu, é particularmente especial. Fundada há cerca de 3 mil anos é considerada uma das cidades mais antigas do mundo, retratando a India no seu estado mais bruto. Aqui o choque cultural é verdadeiramente impressionante pois determinados costumes e tradições mantem-se desde há muitos muitos anos. Quem visita Varanasi é como se entrasse numa verdadeira máquina do tempo e fizesse uma viagem ao passado.

Os hindus acreditam que Varanasi é o lugar mais sagrado na terra e o rio Ganges é venerado em forma de Deusa Ganga, sendo este o local onde praticamente tudo acontece. Esta água sagrada (e poluída) continua a ser procurada pelos peregrinos – para beber, lavar o corpo e a roupa, e entregar as cinzas dos mortos. Ou seja, para se libertarem de todos os pecados.

 

Rio Ganges e as 98 Ghats

As 98 ghats, como são conhecidas, são os degraus que ladeiam as margens do rio e representam a ligação entre o terrestre e o divino. Estas ghats são pontuadas por templos, espalhadas por cerca de seis quilómetros, ao longo do Ganges e cada uma delas tem um significado.

13 de Fevereiro-94.jpg

 

Em algumas podem ver-se indianos a rezar, enquanto outros praticam ioga; existem também gahts que servem como grandes lavandarias públicas, onde os locais lavam a sua roupa e tomam banho pois acreditam que aqui as suas almas serão purificadas.

IMG_20181028_210135_369.jpg

IMG_2141_copy.jpg

IMG_2219.jpg

IMG_20181101_191434_238.jpg

13 de Fevereiro-105.jpg

13 de Fevereiro-91.jpg

 

As cremações

Muitos indianos chegam de comboio a Varanasi com o propósito de morrer nas margens do rio sagrado ou de aqui cremar os seus mortos e entregar as cinzas ao rio. As cremações são feitas continuamente, a céu aberto. Uma imagem tão inesquecível quanto mórbida. Aos nossos olhos um ritual extremamente bizarro e chocante, no entanto para os Indianos esta é a prática que permite às almas partirem livremente e libertarem-se do mundo material.

DSC00658_copy.jpg

 

Os rituais religiosos

Varanasi representa a religiosidade no seu máximo esplendor, a qual é celebrada em lindíssimas cerimónias. A adoração que os Indianos sentem em relação à deusa Ganga pode ser vista todos os dias, depois por do sol, através de um ritual designado de Ganga Aarti. Ocorre no Dashashwamedh ghat, uma das mais importantes escadarias de pedra da cidade, mesmo junto ao rio sagrado. É imperdível, muitas pessoas juntam-se para assistir a este ritual. Os turistas também podem assistir à cerimónia sentados nas escadarias ou num barco. Para os indianos este é um momento de agradecer e não de fazer pedidos. Durante a cerimónia, que dura quase uma hora, usam fogo, água do rio, flores e dança conferindo uma beleza muito especial a esta cerimónia.

IMG_2302.jpg

Efetivamente o choque cultural é grande, mas em simultâneo a envolvência, os cheiros, as cores e todos estes rituais conferem a Varanasi um toque mágico e muito especial.

Aqui na momondo podes consultar todas as informações de voos para este destino vibrante!