Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplesmente Viajar

Blog pessoal de viagens

Simplesmente Viajar

Blog pessoal de viagens

S. Petersburgo, a antiga capital do Império Russo

27.06.18 | Simplesmente Viajar

Impressionante pensar que a Rússia é o país com a maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. É esta grandeza que confere à Rússia a sua riqueza de diversidade cultural e de distintas tradições, coabitando no mesmo país mais de 100 diferentes grupos étnicos e povos indígenas.

Nesta primeira visita à Rússia optámos por conhecer S. Petersburgo e Moscovo em 9 dias de viagem. 3 dias e meio aproximadamente para visitar cada uma das cidades. Os outros 2 dias foram, maioritariamente, para as viagens de ida e volta. A altura escolhida para esta viagem foi setembro, uma vez que nesta altura é possível disfrutar de temperaturas bem agradáveis como 24 a 26 graus centigrados.

 

Documentação para entrar na Rússia:

Para este assunto poderão consultar toda a informação detalhada no meu post tudo o que precisa de saber para entrar na Rússia

Entrar na Rússia não é propriamente tarefa fácil, e existe alguma papelada que tem que se tratar previamente para conseguir o visto. Não deixe, por isso, este ponto para o fim.

 

Como ir:

Nós optámos por ir com a Air France, fazendo escala em Paris, percurso Lisboa/S. Petersburgo.

À chegada do aeroporto Pulkovo apanhámos um transfere, que já tínhamos reservado previamente, com a empresa Lingo Táxi

Vantagens: ter um preço fixo e previamente definido, e um motorista que fala inglês.

Nota: O ideal será trocar EUR por RUB (Rublo), a moeda oficial da Rússia. Na zona das chegadas do aeroporto poderá fazê-lo.

 

Onde ficar:

Quando se viaja com crianças, a melhor opção são mesmo os apartamentos. Foi o que fizemos:

Em S. Petersburgo

O nossa opção foi o Hotel Nevsky Mayak. Este Apart-hotel disponibiliza uma cama de criança por apartamento sem custos adicionais, para além de ficar extremamente bem localizado, ou seja, a cerca de 2 minutos a pé da estação de metro Mayakovskaya.

Caso não queira tomar o pequeno almoço em casa recomendo dois sítios muito próximos do apartamento: Marketplace ou Starbucks

 

Em Moscovo

Aqui optámos for ficar em Malliott Kudrinskaya Skyscraper Malliott Apartments Kudrinskaya Skyscraper

Os apartamentos são extremamente espaçosos e bem localizados, também eles junto do metro.

 

Roteiro S. Petersburgo

Comecemos este post por S. Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia e a antiga capital do Império Russo.

Esta linda cidade situa-se à beira do mar Báltico, às margens do riu Neva, proporcionando belos passeios pelas suas largas avenidas e canais. De realçar ainda que o seu centro histórico faz parte do Património Mundial da Unesco.

 

IMG_8523.JPG

 

PRIMEIRO DIA

Hermitage Museum

IMG_2140.JPG

IMG_2074.JPG

2018-06-28 13.36.23.jpg

Recomendo, assim que possível, a compra do passe de viagens de metro. Existem opções de vários dias e poderão ser comprados diretamente nas máquinas que se encontram nas estações.

A minha primeira sugestão para visitar em S. Petersburgo é, então, o Hermitage Museum. Este museu encontra-se localizado nas margens do rio Neva e é considerado um dos maiores museus de arte do mundo pois abarca um leque muito alargado de épocas e estilos. Conta com 10 prédios e mais de 3 milhões de peças.

Reserve praticamente um dia para esta visita. Vai ter muito para ver e explorar.

PREÇO: Hermitage tickets 17,95€ 1 bilhete para 1 dia

O museu encontra-se encerrado às segundas-feiras.

ONDE ALMOÇAR: Dentro do complexo do museu existem sítios onde comer umas saladas, sandes ou noodles. A oferta não é muito variada e pode encontrar algumas filas e poucos sítios para sentar. Se for com crianças recomendo que vá abastecido com alguma comida extra.

 

Catedral St. Isaac's

 

 

2018-06-28 13.33.47.jpg

 

Depois desta longa caminhada pelo lindo museu Hermitage nada melhor do que subir ao terraço do Hotel W St. Petersburg rooftop, que fica a cerca de 800 metros do museu, e tomar um copo ou fazer um lanche apreciando a linda vista para a fabulosa Catedral St. Isaac's.

 

ONDE JANTAR: A minha sugestão vai para o restaurante Stroganoff Steak House. Neste restaurante, muito acolhedor e cheio de história, comemos o melhor Stroganoff de sempre. De salientar que tem kid´s menu. O restaurante fica a uns escassos 680 metros do ponto anterior, ou seja, do terraço do hotel W St. Petersburg.

 

SEGUNDO DIA

Boat Cruise

IMG_8473.JPG

IMG_8463.JPG

Depois do pequeno almoço optámos por descer a avenida mais famosa da Rússia, Nevsky Prospect. Repleta de lojas, bares, restaurantes e esplanadas esbanja muito charme.

IMG_8485.JPG

Até ao Anglotourismo Boat Cruise são cerca de 12 minutos de caminhada.

Comprámos os bilhetes e fizemos o cruzeiro pelos principais canais e rios da cidade. Este é, sem dúvida, um passeio obrigatório em S. Petersburgo. O passeio tem a duração de cerca de 1h e 30 minutos.

PREÇO: cerca de 25EUR por pessoa com áudio-tour em inglês

 

ONDE ALMOÇAR:

E aqui deixo 2 sugestões:

  • Onde pode comer os deliciosos dumplings de carne Restaurant Pelmenya
  • Onde pode saborear as deliciosas panquecas Russas Restaurante Teremok. Este segundo restaurante é uma cadeia de fast food. Se vai com crianças recomendo a 1.ª opção.

Depois de almoço, e a uns escassos 100/200 metros, pode encontrar o centro comercial mais antigo da cidade Gostinyy Dvor, e ainda relativamente próximo o centro comercial mais luxuoso, o Passage.

 

Catedral Savior (Catedral do sangue derramado)

IMG_8502.jpg

IMG_8513.JPG

A cerca de 860 metros fica então um dos pontos auge deste dia, a visita à Catedral Savior, ou mais conhecida pela Catedral do sangue derramado. Esta Catedral, umas das mais importantes da cidade, faz homenagem ao Czar Alexandre II da Rússia assassinado em 1881. A Catedral é de um requinte externo, mas também interno. Recomendo assim que faça uma visita ao seu interior.

Junto à Catedral, e antes da hora do jantar, pode apreciar uns mercados de souvenirs.

 

ONDE JANTAR:

Para jantar recomendo então o Restaurante Esplanada do Teplo . Se estiver bom tempo a esplanada exterior é muito tranquila. Este restaurante fica a cerca de 1km da Catedral.

 

TERCEIRO DIA

Museu Militar e histórico de artilharia

 

IMG_2410.JPG

IMG_2421.JPG

 

IMG_2417.jpg

Da parte da manhã não quisemos deixar de visitar o Museu Militar e histórico de artilharia, engenharia militar e tropas de comunicação. Este museu tem uma das maiores coleções das armadas do mundo pois contêm cerca de 850 mil artigos. Para além dos artigos expostos muitos cenários foram recriados para que os visitantes possam, de uma forma pragmática, ter uma noção da realidade vivida pelos militares da altura. Foi impressionante esta visita.

PREÇO: Cerca de 10EUR por pessoa.

 

ONDE ALMOÇAR:

Para almoço deixo aqui a opção do restaurante Tbiliso que fica a cerca de 2 km do Museu. Um restaurante típico da Geórgia, com uma bonita decoração e música ao vivo.

 

Navio de guerra Aurora

IMG_2131_copia.jpg

E ainda no seguimento desta viagem pela história Russa seguimos, depois de almoço, cerca de 2km a pé em direção ao navio de guerra Aurora do início da século XX. A sua imponência é bem visível do exterior. No entanto, e para quem quiser, é possível visitar o seu interior.

PREÇO: O preço por bilhete é cerca de 8EUR e o mesmo está aberto das 11:00 da manhã às 18:00.

Atenção que o mesmo está fechado para visitas às segundas e sextas feiras.

 

Praça de Lenin

IMG_2118.JPG

Depois desta visita seguimos viagem até à bonita praça de Lenin.

Esta estátua marca homenagem a um dos maiores líderes da revolução Russa e tornou-se um protótipo para vários monumentos em toda a União Soviética.

 

Apanhamos o Metro até Ploshchad Vosstaniya Station (Linha Vermelha) e mudamos para a linha verde em direção à estação Ploshchad' Aleksanra Nevskogo. Tempo ainda para visitar:

Alexander Nevsky Monastery e o Tikhvin Cemetery

 

ONDE JANTAR:

Jantamos no Restaurante Baklazhan  no Centro Comercial Galeria

Um centro comercial super agradável e moderno com um leque muito variado de opções para comer.

Este restaurante, em particular, é extremamente bem decorado, confortável e de excelência nos seus pratos.

 

QUARTO DIA

Este é o último dia em S. Petersburgo, antes de apanharmos o comboio e seguir viagem para Moscovo.

Digamos que foi meio-dia em que aproveitamos para fazer umas caminhadas pelas bonitas ruas da cidade e visitar o que ainda não tínhamos tido oportunidade de visitar.

Palácio Yusupov

Palácio Moika

Teatro Mariinsky

Ponte Egípcia

 

Espero que este post vos tenha aberto o apetite e a curiosdade de conhecer Moscovo.

Será o meu próximo post!

 

3 comentários

Comentar post