Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Simplesmente Viajar

Blog pessoal de viagens

Simplesmente Viajar

Blog pessoal de viagens

Sab | 22.06.19

Já cheira a São João na cidade do Porto

Simplesmente Viajar

Começo por contar-vos uma curiosidade que eu própria não sabia. Apesar de ser o santo mais celebrado na invicta na noite de 23 para 24 de junho, proporcionando a maior festa da cidade, São João não é o padroeiro do Porto. Então quem é? Na verdade, a cidade tem uma padroeira que se chama Nossa Senhora da Vandoma.

IMG_4144.JPG

Um dos principais palcos desta festa é, sem dúvida, a zona Ribeirinha do Porto. No entanto é uma verdadeira loucura para lá se conseguir chegar de carro devido ao mar de gente que circula nessa zona.

Sugiro desde já que estacione do lado de cá do rio, ou seja, coloque no GPS “Miradouro da Serra do Pilar” em Vila Nova de Gaia. Ai vai encontrar o parque de estacionamento “Parking Dantas” e acesso ao miradouro com a melhor vista do Porto.

IMG_4150.JPG

IMG_4156.JPG

Disfrute da paisagem pois é verdadeiramente idílica. Se tiver oportunidade recomendo também este local como o melhor sítio para disfrutar de um lindo sun set sobre o Porto.

Depois é só atravessar a pé a Ponte de D. Luís e em minutos está no Porto. Inaugurada no ano de 1886, a ponte de ferro que faz a ligação entre Vila Nova de Gaia e o Porto sobre o rio Douro, tinha o maior arco de ferro do mundo quando foi construída.

IMG_4169.JPG

Assim que passar a ponte pode optar por continuar em frente e passar por algumas zonas históricas da cidade, tais como a Capela Nossa senhora das verdades

Esta Capela foi recentemente reabilitada e tornou-se Centro de Acolhimento a Peregrinos do Caminho de Santiago. Está aberta à visita gratuita do público entre as 10:00 e as 17:30, de terça a domingo, fechando à segunda-feira (em linha com os horários dos museus).

IMG_4174.JPG

IMG_4177.JPG

Bom, mas vamos começar a descer para a zona da verdadeira animação. Podem optar por descer as “escadas da verdade” e rapidamente vão ter ao palco onde tudo acontece, a zona Ribeirinha do Porto.

2019-06-22-23-16-04.jpg

IMG_4182.JPG

IMG_4196.JPG

IMG_4211.JPG

IMG_4213.JPG

IMG_4220.JPG

O que pode esperar da noite de São João

Para além de muita diversão e muitos palcos espalhados por toda a cidade, pode comer a típica sardinha da época e ainda assistir a um dos mais lindos fogos de artifício sobre a Ponte de D. Luís. O momento mágico culmina quando as luzes da região se apagam e muitos balões pairam a brilhar nos céus.

 

Bom São João!