Ir a Roma e ver o Papa
Roma foi o destino escolhido para fazermos a primeira viagem de avião com o nosso filho quando ele tinha apenas 14 meses.
Era importante sabermos se conseguíamos gerir a parte logística que um bebé requer e, ainda, saber qual a sua reação a esta nova experiência na sua vida….viajar.
6 dias seriam mais do que suficientes para esta aventura, e escolhemos o mês de Abril para aproveitar o feriado do 25 Abril.
Para além de aproveitar o feriado, o tempo em Itália nesta altura do ano já é bem primaveril, o que facilita toda a logística necessária.
A Easyjet foi a nossa opção para chegar até Roma. O preço ficou em cerca de 90EUR por pessoa.
Após aterrar no aeroporto de Roma, Fiumicino, apanhámos o comboio Leonardo Express do Aeroporto para a estação Termini (37km em 31minutos). Os comboios partem do aeroporto de meia em meia hora e têm um custo de 14EUR por pessoa. Quando chegámos à estação Termini aproveitámos e comprámos logo o Roma Pass, 30EUR por pessoa.
O Hotel escolhido foi o Hotel Galles http://www.galleshotelrome.com/ que fica super central e a uns escassos minutos a pé da estação Termini. Para 5 noites tivemos um custo de 330€.
Passear por Roma é maravilhoso. Os monumentos estão em simbiose com a cidade e a cada esquina, quando menos esperamos, eis que surge mais um pedaço de história….é verdadeiramente impressionante!
As praças e pracetas são também uma constante pelas ruas de Roma. Ideais para se fazer uma pausa das caminhadas, sentar numa esplanada, saborear um delicioso gelado e ouvir o som maravilhoso do violoncelo.
O Vaticano é paragem mais do que obrigatória, e deixo aqui 2 dicas:
A primeira é comprar online, antes da viagem, os bilhetes para os Museus do Vaticano e da Capela Sistina. Vão evitar estar em filas intermináveis tendo prioridade na entrada https://biglietteriamusei.vatican.va
O bilhete de adulto custa cerca de 17EUR e de criança (6-18 anos) 8EUR.
O nome correto é mesmo Museus do Vaticano. São Museus integrados e paga-se um bilhete único para visita-los. São sete quilómetros de museus, é muito difícil visitá-los por completo, o ideal é definir algumas áreas de interesse e focar-se nesses espaços.
A área dedicada às relíquias históricas egípcias é deslumbrante. Múmias, sarcófagos, estátuas e outras preciosidades. Foram achados de escavações feitas no Egito nos séculos XIX e XX.
Ainda a destacar a galeria das relíquias históricas com esculturas romanas, geralmente cópias de esculturas gregas, que têm mais de 2 mil anos.
O culminar da visita é, normalmente, a Capela Sistina.
As paredes da Capela foram pintadas por alguns dos maiores artistas do século XV, como Perugino, Bottticelli e Signorelli.
No entanto o maior destaque é, sem dúvida, para o fresco no teto da Capela Sistina pintado por Miguel Ângelo. É um dos maiores tesouros artísticos da Humanidade, e atrai cinco milhões de pessoas por ano.
E se quer ter a certeza que vai a Roma e consegue ver o Papa, a segunda dica que dou é a de consultar a agenda do Papa em:
http://www.vatican.va/various/prefettura/it/udienze_it.html
Mesmo para quem não tem crença religiosa, este momento na praça de São Pedro é, verdadeiramente, a apóteose da visita ao Vaticano.
Os mais corajosos poderão ainda subir à cúpula da Basílica de São Pedro.
São 133 metros de altura e 551 degraus até ao topo.
Pode escolher entre:
- Pagar 6EUR e subir os 551 degraus, ou então:
- Pagar 8EUR, subir de elevador e depois fazer apenas 320 degraus até à cúpula.
Os bilhetes não podem ser comprados online, apenas na hora.
No final a recompensa é uma vista soberba de 360º sobre Roma.
Outros 2 pontos altos de Roma são, indubitavelmente, o Coliseu que está aberto das 9:00 às 19:00 e tem um custo de entrada de 15,50€ por adulto.
Sendo o outro ponto a fonte di trevi. Boa sorte para as fotos sem turistas neste ponto em especial 😊
Roma é das cidades europeias com mais turistas por metro quadrado…..e nós podemos comprovar isso mesmo.
A gastronomia Italiana dispensa apresentações e resta-me confirmar que tem pizzas e pastas maravilhosas. Como podem imaginar é de comer e chorar por mais. Tenham preferência pelos Restaurantes que indicam que as pizzas são feitas em forno a lenha.
E quanto ao nosso filhote…não poderia ter corrido melhor. Desde então tem-nos acompanhado por esse mundo fora 😊