Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplesmente Viajar

Blog pessoal de viagens

Simplesmente Viajar

Blog pessoal de viagens

Ir a Roma e ver o Papa

12.05.18 | Simplesmente Viajar

Roma foi o destino escolhido para fazermos a primeira viagem de avião com o nosso filho quando ele tinha apenas 14 meses.

Era importante sabermos se conseguíamos gerir a parte logística que um bebé requer e, ainda, saber qual a sua reação a esta nova experiência na sua vida….viajar.

 

6 dias seriam mais do que suficientes para esta aventura, e escolhemos o mês de Abril para aproveitar o feriado do 25 Abril.

Para além de aproveitar o feriado, o tempo em Itália nesta altura do ano já é bem primaveril, o que facilita toda a logística necessária.

 

A Easyjet foi a nossa opção para chegar até Roma. O preço ficou em cerca de 90EUR por pessoa.

 

Após aterrar no aeroporto de Roma, Fiumicino, apanhámos o comboio Leonardo Express do Aeroporto para a estação Termini (37km em 31minutos). Os comboios partem do aeroporto de meia em meia hora e têm um custo de 14EUR por pessoa. Quando chegámos à estação Termini aproveitámos e comprámos logo o Roma Pass, 30EUR por pessoa.

 

O Hotel escolhido foi o Hotel Galles http://www.galleshotelrome.com/ que fica super central e a uns escassos minutos a pé da estação Termini. Para 5 noites tivemos um custo de 330€.

 

Passear por Roma é maravilhoso. Os monumentos estão em simbiose com a cidade e a cada esquina, quando menos esperamos, eis que surge mais um pedaço de história….é verdadeiramente impressionante!

 

IMG_4417.JPG

IMG_4709.JPG

IMG_4475.JPG

IMG_4393.JPG

As praças e pracetas são também uma constante pelas ruas de Roma. Ideais para se fazer uma pausa das caminhadas, sentar numa esplanada, saborear um delicioso gelado e ouvir o som maravilhoso do violoncelo.

 

IMG_4698.JPG

IMG_4401.JPG

IMG_4512.JPG

O Vaticano é paragem mais do que obrigatória, e deixo aqui 2 dicas:

A primeira é comprar online, antes da viagem, os bilhetes para os Museus do Vaticano e da Capela Sistina. Vão evitar estar em filas intermináveis tendo prioridade na entrada https://biglietteriamusei.vatican.va

O bilhete de adulto custa cerca de 17EUR e de criança (6-18 anos) 8EUR.

O nome correto é mesmo Museus do Vaticano. São Museus integrados e paga-se um bilhete único para visita-los. São sete quilómetros de museus, é muito difícil visitá-los por completo, o ideal é definir algumas áreas de interesse e focar-se nesses espaços.

IMG_4332.JPG

A área dedicada às relíquias históricas egípcias é deslumbrante. Múmias, sarcófagos, estátuas e outras preciosidades. Foram achados de escavações feitas no Egito nos séculos XIX e XX.

IMG_4306.JPG

Ainda a destacar a galeria das relíquias históricas com esculturas romanas, geralmente cópias de esculturas gregas, que têm mais de 2 mil anos.

IMG_4276.JPG

O culminar da visita é, normalmente, a Capela Sistina.

As paredes da Capela foram pintadas por alguns dos maiores artistas do século XV, como Perugino, Bottticelli e Signorelli.

No entanto o maior destaque é, sem dúvida, para o fresco no teto da Capela Sistina pintado por Miguel Ângelo. É um dos maiores tesouros artísticos da Humanidade, e atrai cinco milhões de pessoas por ano.

IMG_4357 Copy.jpg

IMG_4381.JPG

E se quer ter a certeza que vai a Roma e consegue ver o Papa, a segunda dica que dou é a de consultar a agenda do Papa em:

http://www.vatican.va/various/prefettura/it/udienze_it.html

Mesmo para quem não tem crença religiosa, este momento na praça de São Pedro é, verdadeiramente, a apóteose da visita ao Vaticano.

Os mais corajosos poderão ainda subir à cúpula da Basílica de São Pedro.

São 133 metros de altura e 551 degraus até ao topo.

Pode escolher entre:

- Pagar 6EUR e subir os 551 degraus, ou então:

- Pagar 8EUR, subir de elevador e depois fazer apenas 320 degraus até à cúpula.

Os bilhetes não podem ser comprados online, apenas na hora.

No final a recompensa é uma vista soberba de 360º sobre Roma.

IMG_4523.JPG

IMG_4538.JPG

Outros 2 pontos altos de Roma são, indubitavelmente, o Coliseu que está aberto das 9:00 às 19:00 e tem um custo de entrada de 15,50€ por adulto.

IMG_4463.JPG

IMG_4713.JPG

Sendo o outro ponto a fonte di trevi. Boa sorte para as fotos sem turistas neste ponto em especial 😊

IMG_4445.JPG

Roma é das cidades europeias com mais turistas por metro quadrado…..e nós podemos comprovar isso mesmo.

 

A gastronomia Italiana dispensa apresentações e resta-me confirmar que tem pizzas e pastas maravilhosas. Como podem imaginar é de comer e chorar por mais. Tenham preferência pelos Restaurantes que indicam que as pizzas são feitas em forno a lenha.

 

E quanto ao nosso filhote…não poderia ter corrido melhor. Desde então tem-nos acompanhado por esse mundo fora 😊

 

2 comentários

Comentar post